Viva la Primavera: oficina criativa

Viva la Primavera: oficina criativa

22 Flares 22 Flares ×

Uma contagem regressiva com flores é o quê?  Uma “contagem floressiva”. Foi assim que nos preparamos para dar as boas-vindas à primavera. Menos 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1… A cada novo dia, Frida se transformou em nossa flor. Suas fotos foram sendo enfeitadas com pétalas naturais até chegar ao dia 23 de setembro: o início da mais lindas das estações. 

Frida e flores Frida e flores Frida e flores Frida e flores

Frida e flores Frida e flores Frida e flores FridaFlores

E a nossa celebração não para por aqui. Eu apresento a vocês: “Viva la Primavera”. Uma oficina criativa para você dar vida à sua primavera.

Quadro Frida Primavera


Por que celebrar uma estação do ano? A natureza é feita de ciclos e cada um deles nos influencia de alguma maneira. Talvez, por vivermos em cidades e num ritmo acelerado, a gente não dê a devida atenção a isso. Ao reconhecermos essas energias, estamos, na verdade, nos conectando com a nossa essência e com o nosso poder de criação.

Antes da primavera, temos o inverno. Época em que a natureza se recolhe. Esse recolhimento, no entanto, não significa inatividade. É um tempo em que a terra está desperta no subsolo, se preparando para uma nova vida. Para nós, é um período para rever e analisar o que já foi feito e semear novas ideias.

Enquanto, o inverno deixa a mente mais voltada para o pensar, a primavera estimula a expressão dos sentimentos. É um momento de crescimento interno e nascimento. Do broto às flores,  a natureza revela suas cores. Junto com ela, vem o desejo de renovar e deixar desabrochar o que há de mais belo em nós. A estação florida também é ideal para tomarmos consciência de nós mesmos. É uma forma de preparação para o amadurecimento que vira com o verão, época dos frutos, e depois da plenitude do outono, época de colheita.

Com a natureza, a gente aprende que é preciso ter paciência e aceitação para respeitar o tempo que cada processo exige. No caso de nós, mulheres, esse entendimento é ainda mais precioso, já que o nosso corpo nos faz experimentar os ciclos a cada novo mês. O que você quer fazer florescer na sua vida?

Quadros Frida Primavera


Mais do que um curso de artesanato, esta oficina é um convite para você dar um pause na rotina, conectar-se com seus desejos e expressar seus sentimentos, através de uma atividade artística leve e gostosa. Será uma manhã para você se encantar por você mesma e despertar seu potencial criativo. 

Após um momento de reflexão e troca de experiências, cada participante irá criar sua versão do “quadro jardim”. Nossa inspiração virá da primavera e das cores de Frida Kahlo. Para isso, serão utilizadas fotografias da pintora mexicana, imagens de flores e interferências com tintas, colas coloridas, fitas, rendas, brilhos, tecidos, linhas e outros materiais. Entre as técnicas que serão usadas, estão pintura, colagens e bordado em papel.

“Pinto as flores, assim elas não morrem.”: esta foi uma das formas que Frida encontrou para expressar sua paixão pelas flores. Elas também faziam parte do seu visual, usadas nos cabelos com um penteado típico tehuano acabaram virando uma de suas marcas registradas. Em várias de suas obras as flores também tiveram uma presença marcante.

Delicadeza e força. Aparentemente contraditórias, essas palavras se somam quando pensamos nas flores e em Frida. Apesar da doença, do acidente, das dores e das traições, ela escolheu celebrar a vida com sua arte. Apesar de delicadas e frágeis, as flores são uma forma da natureza celebrar a vida com cores e formas.

Quando eu flor / Quando tu flores / E ele flor / Nós flores seremos, e o mundo florescerá” (Autor deconhecido).

Confira alguns momentos da oficina que fizemos para um grupo da Fundação São Francisco Xavier (Usiminas), em comemoração ao dia das mulheres:

Participar da oficina promovida pela Waau foi uma experiência deliciosa, um verdadeiro sopro de leveza no meio da rotina corrida. Foi incrível exercer a criatividade cercada por pessoas interessantes e trocar ideias na construção dos bastidores. Os materiais e tecidos escolhidos transmitiram tanto carinho e dedicação que foi impossível não levar isso também para nossas criações.” Joana Braga – produtora cultural – Santa Rosa Bureau Cultural.

Mais informações sobre a oficina criativa “Viva la Primavera”:

 
> Quando: 04 de outubro de 2014, das 9:00 às 12:00.
 
> Duração: 3 horas. 
 
> Objeto a ser criado: “quadro jardim” com moldura box.
 
> Técnicas: pintura, colagem com interferências e bordado.
 
> Materiais utilizados: quadro box em madeira (mdf, 20x20cm), tintas, papéis, impressões de fotos e figuras sobre o tema, tecidos, fitas, flores, linhas e outros.
 
> Local: Empório Trecos e Afetos. Avenida Augusto de Lima, 233. Ed. Maletta. Sobreloja 64 (2º andar). Centro. Belo Horizonte.
 
> Preço: De: R$115,00. Por: 105,00.
Todos os materiais e o lanche estão inclusos. Forma de pagamento: favor entrar em contato.

> 10% do valor arrecado será destinado ao fundo de oficinas solidárias, que tem como objetivo levar o poder de transformação da arte e artesanato para comunidades carentes.

> São poucas vagas. Garanta a sua. 


Inscreva-se


Para se inscrever ou tirar dúvidas envie um e-mail para danibrandao@waau.com.br ou ligue (31) 9664-8981. 

Saiba mais sobre as oficinas criativas da Waau. E veja o que quem já participou têm a dizer.

Vamos fazer desta primavera uma festa de cores e perfumes dentro de nós?

 

 

22 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 22 Google+ 0 22 Flares ×

Apaixonada por palavras, cores e formas que provocam “waaus”. Facilitadora de fluxos criativos e encantadora de palavras e imagens. Acredito no poder de transformação pela escrita, pela arte e pelo artesanato.