Um mito que pode estar te afastando da abundância

Um mito que pode estar te afastando da abundância

0 Flares 0 Flares ×

Você acorda e pensa: não dormi o suficiente. Abre o armário e diz: não tenho bastante roupas. Faz a sua lista de tarefas: não terei tempo suficiente pra tudo isso. Volta do trabalho: eu não produzi o suficiente. Checa a conta bancária: esse dinheiro não será suficiente. Volta da festa: não me diverti o bastante. Acaba o final de semana: nunca posso descansar o bastante. Olha pro espelho: não sou belo o suficiente. Vê a vaga pro emprego dos seus sonhos: não sou bom o suficiente (ou competente, ou criativo, ou corajoso, ou preparado) .

Não é suficiente. Não é o bastante. Em uma única semana, quantas vezes repetimos isso pra nós mesmos?

Essa sensação constante de insatisfação tem um nome – o mito da insuficiência – e pode estar te impedindo de ter uma vida com mais abundância.

Esse tipo de pensamento nos faz esquecer que o universo é abundante e que ele se autorregula para funcionar de forma perfeita. Quando você escolhe olhar para a falta, ao invés, da presença, você escolhe focar a sua energia na escassez. E tudo aquilo que a gente foca a nossa atenção tende a crescer. Uma das formas mais poderosas para escapar dessa armadilha é vivendo o momento presente e praticando a gratidão.

 

“Quando você para de buscar mais do que não precisa, liberta uma vasta quantidade de energia para fazer mais com o que tem – e o que você tem cresce.”

Lynne Twist

 

Sempre que se ver diante do mito da insuficiência, se questione se o seu pensamento é mesmo real. Por exemplo, se você vive pensando que não tem roupas suficientes. Será mesmo? Por quantos dias você poderia se vestir sem ter que lavar nenhuma peça? Qual o verdadeiro problema? Talvez, então, não seja a quantidade de roupas e, sim, a necessidade de atender um julgamento externo de estar sempre na moda.

Outro antídoto, é se concentrar no momento presente. Por exemplo, você pensa que precisa ganhar mais dinheiro. Nesse exato momento, como você se sente? Tem alguma coisa te fazendo falta AGORA? Você, realmente, precisa de mais dinheiro? Ou isso é apenas uma pre-ocupação da sua mente?

 

“O momento presente é sempre perfeito.”

Autor desconhecido

 

A gratidão é um convite pra celebrar o presente e todas as dádivas que ele pode nos oferecer. Quanto mais a gente agradece, mais a gente atraí coisas boas e percebe como somos abençoados.  A gratidão muda o nosso foco do negativo para o positivo, do que nos falta para o que temos. Ao invés de lamentar por não ter dormido o suficiente, que tal agradecer pelo banho quente que te espera? Ao invés de reclamar por não ter descansado o suficiente, que tal ser grato por ter tido força para resolver seus problemas?

Sempre que eu penso nisso, eu me lembro de uma história da minha irmã. Depois de muito esforço, ela fez uma viagem muito desejada pra Disney. Na volta, eu estava animada pra ouvir as suas histórias, quando ela começou a me contar dos brinquedos que ela NÃO conseguiu ir. Ela tinha acabado de realizar o seu grande sonho e tenho certeza que viveu momentos incríveis lá. Mas a crença de que temos que ter TUDO para sermos felizes estava a afastando de curtir sensações incríveis. Era o mito da insuficiência dando as caras de novo.

A gratidão aumenta o nosso senso de suficiência, nos acalma, nos faz sentir mais conectados, eleva a nossa autoestima e a propensão a viver emoções positivas. Uma pesquisa comprovou que pessoas que mantiveram um diário da gratidão por 10 semanas tiveram um aumento de 25% no índice de felicidade.

“A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela torna a negação em aceitação, o caos em ordem, a confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo.”

Melody Beattie

 

Na próxima vez que pensar que você não tem o suficiente, pare um pouco, se questione e escolha agradecer pelo que tem. Mesmo nos momentos mais difíceis, sempre há algo pelo que ser gratos, nem que seja pela oportunidade de estar vivo e aprendendo com cada obstáculo.

encontro com propósito

{ No dia 17 de junho, eu e a especialista em coach quântico, Rafa Tavolaro, seremos as anfitriãs do Encontro com Propósito 7: Os segredos para acessar a abundância. Um encontro diferente de tudo que você já viu. Garanta sua vaga!}

Pra receber mais conteúdo como esse e ganhar um e-book sobre criatividade, faça seu cadastro aqui.

Foto de abertura: Greg Rakozy.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 0 Flares ×

Apaixonada por palavras, cores e formas que provocam “waaus”. Facilitadora de fluxos criativos e encantadora de palavras e imagens. Acredito no poder de transformação pela escrita, pela arte e pelo artesanato.