Oficina criativa: “Frida, mulher de flores” – foi assim

Oficina criativa: “Frida, mulher de flores” – foi assim

28 Flares 28 Flares ×

Para celebrar o Dia Internacional da Mulheres, eu preparei uma oficina especial para as colaboradoras da Fundação São Francisco Xavier – Usiminas. O objetivo foi criar um encontro agradável, onde elas pudessem dar um pause na rotina, soltarem a criatividade e refletirem um pouco sobre a delicadeza e a força presentes em cada mulher.

A inspiração veio de uma mulher forte, criativa e autêntica: Frida Kahlo. A pintora mexicana é um dos mais importantes nomes da arte do século XX. Atualmente, suas obras são destaque nos principais museus mundiais e conquistam milhares de fãs.

Além de se destacar por seu talento artístico, Frida ganhou fama pela forma original de se vestir. Por onde passava, atraía a atenção com suas roupas coloridas e penteado exóticos. Ela acreditava que, através do que usava, ela era capaz de transmitir como era internamente.

oficina frida introdução

 

“Pés, por que eu precisaria de vocês, se eu tenho asas para voar.”

Frida Kahlo

 

Sua vida foi marcada por dificuldades como doenças, acidentes e traições. Apesar de tudo que passou, ela escolheu celebrar a vida com suas cores e flores.

Normalmente, associadas ao feminino, à beleza e à delicadeza, as flores ganham também o significado de força  no contexto de Frida Kahlo.  As mulheres de hoje continuam querendo receber flores, sim. Não como símbolo da sua fragilidade, mas do seu poder que convive lado a lado com a delicadeza.

quadrofridaazul2

O exemplo de Frida nos faz refletir sobre autoestima, feminilidade, autenticidade, adaptabilidade e superação, temas tão importantes para as mulheres. Depois de conhecer um pouco dessa trajetória, as participantes foram convidadas a pensar o que elas tinham em comum com a Frida e a criarem suas próprias versões desse universo.

Cada uma criou um quadro único usando materiais variados, como: fotos, tecidos, tintas, fitas, e, claro, flores! Confira alguns deles.

materiais

Materiais2

Estas foram algumas das estampas que floriram nosso dia.

tecidos-flores-frida

 

Um pouco do processo de criação dos quadros decorados.

oficina-frida-processo1

 

oficina-frida-processo

 

oficina-frida-processo2
Algumas começaram meio tímidas, falando que não levavam muito jeito com trabalhos manuais e acabaram se revelando. Dá uma olhada como elas arrasaram!

quadros-frida

quadros-frida-1

quadros-frida-2

quadros-frida-3

 

“Pinto flores, assim elas não morrem.”

Frida Kahlo.

 

E, como não podia faltar, teve um mimo para dar as boas vindas para elas. Uma latinha com um um espelhinho dentro. A Wau criou a arte e a Papel e Tudo produziu com todo o carinho.

mimo-frida

Parabéns a todas as mulheres que provocam “waaus” pela sua força, sensiblidade e criatividade!

participantes

participantes

Eu fiquei super feliz e grata de ter participado desse momento tão especial.

Ficou com água na boca?
Tô preparando uma nova oficina aberta ao público.
Faça seu cadastro e receba as novidades em primeira mão.

 

Criamos oficinas temáticas personalizadas para empresas e grupos de amigos. Saiba mais.

28 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 28 Google+ 0 28 Flares ×

Apaixonada por palavras, cores e formas que provocam “waaus”. Facilitadora de fluxos criativos e encantadora de palavras e imagens. Acredito no poder de transformação pela escrita, pela arte e pelo artesanato.