Este é um convite para adentrar no vibrante universo de Frida Kahlo.
Vem comigo:
➣ conhecer mais sobre a trajetória de Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón
➣ se inspirar por sua obra e pelos registros do seu diário
➣ transformar as suas próprias vivências em imagens e textos poéticos
⠀
Serão dois encontros online com atividades de sensibilização criativa, escrita e colagens poéticas. Viva la vida! Viva la Frida!
Muito mais do que uma pintora majestosa, a mexicana Frida Kahlo era uma alma livre e um exemplo de como é possível transformar adversidades em arte. Ela era uma artista completa. Em seu diário, pode-se encontrar palavras em estado de carne viva e de poesia tão viva quanto.
Ela tinha apenas 18 anos quando sofreu um acidente de bonde. Uma barra de ferro havia atravessado seu corpo, entrando pela pelve e saindo pela barriga, o que a levou a fazer dezenas de cirurgias e a deixou com sequelas para toda a vida.
Presa em uma cama, olhando para um espelho no teto, Frida reencontrou a pintura e a si mesma. Foi durante a sua recuperação que nasceram seus primeiros autorretratos. O acidente e as transformações em seu corpo afetaram de forma visceral a sua arte, elevando a um novo patamar.
Duas décadas depois, as complicações da batida fizeram com que o pé de Frida começasse a gangrenar e que sua perna direita tivesse que ser amputada até o joelho. Estes episódios levaram a pintora a escrever em seu diário uma de suas frases mais famosas: “Pés, para que te quero, se tenho asas para voar?” (Como se pode ver na imagem acima).
Mesmo em meio a tantas adversidades, Frida conseguiu enxergar beleza na vida e se transformou em uma das maiores pintoras do seu tempo. Quase 7 décadas após a sua morte, Frida segue inspirando artistas, escritores e pesquisadores ao redor do mundo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Que tal também se inspirar nesta artista incrível para criar textos e imagens poéticas?
Esta oficina acontecerá em dois encontros online, via Zoom. Assista ao vivo em uma das duas turmas abaixo ou veja a gravação depois.
– Turma 1: aos sábados: 08 e 15 de fevereiro, das 9:00 às 11:00
OU
– Turma 2: às terças: 11 e 18 de fevereiro, das 18h30 às 20h30
(Gravação disponível por 30 dias.)
Prazer, Dani Brandão!
*Obs.: participantes da Confraria Casa das Palavras ativas durante este mês têm 10% de desconto
Para cartão de crédito:
Para boleto: aguarde orientação por e-mail
Criado por Dani Brandão . Waau Ideias. CNPJ 30.096.251/0001-82. Rio Acima, MG.