Este é um convite para adentrar no vibrante universo de Frida Kahlo.
Vem comigo:
➣ conhecer mais sobre a trajetória de superação de Frida Kahlo
➣ se inspirar por sua vida, sua obra e seus escritos
➣ transformar as suas próprias vivências em imagens e textos poéticos
⠀
Te aguardo com um atividades de sensibilização criativa, escrita sensível e colagens poéticas.
Ao se inscrever, você ganhará alguns Kits de Colagem com imagens inspiradas em Frida para imprimir e recortar.
Viva la vida! Viva la Frida!
Muito mais do que uma pintora majestosa, a mexicana Frida Kahlo era uma alma livre e um exemplo de como é possível transformar adversidades em arte. Ela era uma artista completa. Em seu diário, pode-se encontrar palavras em estado de carne viva e de poesia tão viva quanto.
Ela tinha apenas 18 anos quando sofreu um acidente de bonde. Uma barra de ferro havia atravessado seu corpo, entrando pela pelve e saindo pela barriga, o que a levou a fazer dezenas de cirurgias e a deixou com sequelas para toda a vida.
Presa em uma cama, olhando para um espelho no teto, Frida reencontrou a pintura e a si mesma. Foi durante a sua recuperação que nasceram seus primeiros autorretratos. O acidente e as transformações em seu corpo afetaram de forma visceral a sua arte, elevando a um novo patamar.
Duas décadas depois, as complicações da batida fizeram com que o pé de Frida começasse a gangrenar e que sua perna direita tivesse que ser amputada até o joelho. Estes episódios levaram a pintora a escrever em seu diário uma de suas frases mais famosas: “Pés, para que te quero, se tenho asas para voar?” (Como se pode ver na imagem acima).
⠀⠀⠀⠀⠀
Frida usava tanto as imagens quanto as palavras para expressar o seu olhar diante da vida. Um olhar que se embebia tanto do banal quanto do absurdo. Um olhar que não se intimidava em expor as próprias entranhas. Um olhar que buscava sorver a beleza em meio às agruras. Um olhar que segue inspirando corações ao redor do mundo sete décadas após a sua partida.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Que tal também se inspirar nesta artista incrível para criar textos e imagens poéticas?
A segunda edição dessa oficina online acontecerá via Zoom. Assista ao vivo, em uma das duas turmas abaixo ou veja a gravação depois.
– Turma 1: sábado: 12 de abril, das 8:00 às 12:30 (com breve intervalo)
OU
– Turma 2: às quartas: 16 e 23 de abril, das 18:45 às 21:00
(Gravação disponível por 30 dias)
Prazer, Dani Brandão!
Artigo meu publicado no Jornal Estado de Minas, Caderno de Cultura, 29 de maio de 2015.
⠀⠀⠀⠀⠀
Para cartão de crédito:
Para boleto: aguarde orientação por e-mail
Criado por Dani Brandão . Waau Ideias. CNPJ 30.096.251/0001-82. Rio Acima, MG.