Como você expressa a sua criatividade?

Como você expressa a sua criatividade?

0 Flares 0 Flares ×

Ser criativo não é, necessariamente, ter ideias mirabolantes e fora do padrão. A criatividade pode estar muito mais perto do que você imagina.

E, se eu te falasse que para ser criativo você só precisa ser você mesmo? É isso que defende o coach e best seller americano Brendon Burchard.

Mesmo que você tenha um irmão gêmeo, cara de um fucinho de outro, não existe nenhuma outra pessoa igual a você nesse mundo, não é verdade? Logo, quanto mais você mostra a sua individualidade, mais você se expressa de forma criativa.

Em ‘O Poder da Energia’, o Brendon afirma que “se você perder o contato com a sua expressão criativa, perde o contato com aquilo que é único em você – e, assim, perde a ligação consigo mesmo. Ativar seu impulso pela expressão criativa é uma das estratégias mais rápidas para encontrar felicidade e satisfação.”

Quanto mais temos contato com o nosso lado criativo, mais vivos e energizados nos sentimos. Eu sinto isso de uma maneira muito clara na minha vida. Todas as vezes que eu deixei de usar a criatividade, a minha vida parece que os dias ficavam menos coloridos e eu me sentia mais distante de mim. E, com você, também é assim?

Eu acho que as pessoas podem ter graus diferentes dessa necessidade de se expressar criativamente. De toda forma, todos podemos nos beneficiar dessa prática de alguma maneira.

Ao contrário do que podemos pensar, a expressão criativa não precisa acontecer apenas através da escrita, do canto, da pintura, do desenho ou de outras atividades ligadas à arte.

Aqui, vão algumas sugestões de como você pode se manifestar criativamente em diferentes áreas da sua vida:

1. Através da forma como se veste. As suas roupas, o seu corte de cabelo e os acessórios que usa contam para o mundo quem é você? Talvez, isso pode ser complicado se você trabalha num ambiente de trabalho mais tradicional, mas ainda assim, você tem os momentos de lazer para mostrar o seu estilo. Esse site tem dicas muito boas para quem quer se aprimorar nesta área.

2. Pela decoração da sua casa. O ambiente onde você vive tem a ver com você? As cores que estão nele te inspiram? Os objetos que estão ali contam um pouco da sua história? Essa série de 10 mandamentos para uma casa feliz da Casa de Colorir pode te ajudar nessa jornada.

3. Pelas escolhas que faz no seu tempo de lazer. Quais são os seus hobbies? Que programas você gosta de ver, quais livros gosta de ler, músicas que gosta de ouvir? Que atividades você gosta de fazer que te deixam mais próximos de você mesmo? Reserve um tempo na sua agenda para colocá-las em prática.

4. Pela forma como você lida com as suas relações mais próximas. Você sente que é você mesmo com o seu parceiro e com as suas amizades? Você expressa os seus sentimentos quando está com eles? Pense em como você pode ser mais autêntico e livre com essas pessoas.

5. Se conhecendo cada vez melhor e se aceitando. Eu sei que essa não é uma tarefa fácil, mas se você quer levar isso a sério, eu recomendo o guia ‘Manifeste-se’ da Luciana Pego. Você pode baixar o guia gratuitamente, ao se cadastrar na newsletter dela, que aliás tem sempre conteúdos inspiradores que fazem a gente refletir.

As possibilidades não param por aqui, por isso, me conte como você expressa a sua criatividade? Compartilhe aqui nos comentários. Você pode ajudar outras pessoas com as suas sugestões.

A criatividade tem a ver com a expressão. Não basta ter ideias, é preciso colocá-las em prática, elas precisam ganhar forma. Por isso, mãos à obra! Que tal escolher pelo menos uma dessas áreas para começar a agir ainda esta semana?

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Google+ 0 0 Flares ×

Apaixonada por palavras, cores e formas que provocam “waaus”. Facilitadora de fluxos criativos e encantadora de palavras e imagens. Acredito no poder de transformação pela escrita, pela arte e pelo artesanato.